Estudar Física por Livros em Inglês?
"Estudar Física por livros em inglês?"
Essa foi a pergunta que eu me fiz quando recebi quais seriam as referências de livros mais ou menos na metade do meu bacharelado em Física.
Podemos pensar: se Física já é difícil, para que complicar mais ainda, aprendendo em outra língua? Por um certo tempo, enfrentei uma resistência a ler livros assim na faculdade, sempre procurando os livros em português.
Mas, durante a graduação, conforme fui avançando, percebi que cada vez menos as referências escolhidas como principais pelos professores eram em português, até que resolvi dar uma chance para descobrir se eu poderia estar errada em resistir.
Pelo que me lembro, comecei essa experiência com o livro do Marion, de Mecânica Clássica. Peguei um bloquinho de notas e comecei a usar para escrever as traduções das palavras que eu havia acabado de aprender.
Passei a ver que muitas palavras se repetiam, como "hence" (consequentemente), "spring" (mola), "wire" (fio), "string" (corda), "rod" (haste) e outras. Com isso, era mais fácil a fixação do sentido delas na mente.
Vencida essa resistência, senti que as portas se abriram para uma nova perspectiva didática, sem muitos limites, visto que poderia acessar conteúdos em inglês que poderiam apresentar a Física de forma melhor, por vezes.
De fato, de acordo com o que vivenciei, um livro em português que ensina de forma mais complexa pode gerar mais atrito para aprender do que um no qual a falta de familiaridade com o idioma é apenas um muro inicial para explicações muito melhores.
É evidente que nem sempre isso será verdade, haja vista que muitos livros em português são ótimos e suficientes. Entretanto, é maravilhoso você saber que removeu uma barreira, que poderia ser de outro idioma também, e pôde escolher qual caminho é o que mais facilita para chegar ao seu objetivo.
Hoje, leio livros de Física em inglês pesquisando apenas algumas novas palavras, porque esse vocabulário específico é um território não mais com uma área tão grande quanto era no início.
Vejo como faz diferença eu ter começado esse processo de aprendizado ainda na faculdade do Brasil, para o meu entendimento dos conteúdos no meu atual PhD em Física nos EUA.
E você, já tentou estudar Física por livros em inglês? Compartilhe sua experiência nos comentários!
Espero que tenham gostado do texto e desejo bons estudos ou good studies! (rs)
Comentários
Postar um comentário