Pular para o conteúdo principal

Destaques

Estudar Física por Livros em Inglês?

 "Estudar Física por livros em inglês?" Essa foi a pergunta que eu me fiz quando recebi quais seriam as referências de livros mais ou menos na metade do meu bacharelado em Física .  Podemos pensar: se Física já é difícil , para que complicar mais ainda, aprendendo em outra língua ? Por um certo tempo, enfrentei uma resistência a ler livros assim na faculdade , sempre procurando os livros em português.  Mas, durante a graduação , conforme fui avançando, percebi que cada vez menos as referências escolhidas como principais pelos professores eram em português, até que resolvi dar uma chance para descobrir se eu poderia estar errada em resistir.  Pelo que me lembro, comecei essa experiência com o livro do Marion, de Mecânica Clássica . Peguei um bloquinho de notas e comecei a usar para escrever as traduções das palavras que eu havia acabado de aprender.  Passei a ver que muitas palavras se repetiam, como "hence" (consequentemente) , "spring" (mola) , ...

Por que "Física de Dentro para Fora"?

Por que "Física de Dentro para Fora"?


Oi! Estava pensando em um bom nome para um blog de Física, um projeto que faz tempo que quero tirar do papel, pensando nos meus objetivos e motivações, um nome que fizesse sentido, e não só um, mas vários. 

Primeiramente, quero me apresentar. Eu sou formada em Física e faço um PhD nos EUA. Inclusive, estou exatamente em uma pausa nos estudos para uma prova importante. Então, um dos significados de "de dentro para fora" se refere a essa viagem para o exterior para alçar novos voos na minha carreira como física. 

Outro significado que me vem à mente tem a ver com transformação. Lembra quando falam por aí "a mudança tem que ser de dentro para fora"? 

Pois é, de alguma forma, isso me remete não só às inúmeras transformações de energia, que estudamos nos conteúdos de Física, por exemplo, mas às mudanças e adaptações interiores às diversas realidades que tive ao longo do meu caminho até agora, primeiro como estudante de colégio, depois de graduação, e agora no PhD. 

É incrível a quantidade e intensidade dos momentos que vivi, e as mudanças vieram realmente de dentro para fora, mesmo que para isso eu nem precisasse sair do lugar, como quando resistia às várias equações e interpretações cada vez mais complexas de entender dos conteúdos. 

Outro significado é a questão de externar conhecimento e experiências, algo que sempre tive vontade de fazer, afinal, já quis até ser jornalista, mas como a vida me levou para a Física e eu continuo tendo essa afinidade com a escrita dentro de mim, eis mais uma transformação, de objetivo, que me faz querer unir dois mundos por meio da divulgação científica (um dia vou falar mais sobre essa escolha de curso).

São muitas ideias aqui dentro esperando para ir de dentro para fora. Espero que gostem e que, se for útil, me ajudem a externar tudo para o mundo. Vamos começar?

Observação: Estou no meio do estudo de Mecânica Quântica, com um monte de fórmulas "pipocando" (vi relação com o nome do blog também) na minha cabeça, e do nada queria descansar um pouco a mente. Foi quando a inspiração veio e simplesmente fluiu. Estou animada para compartilhar tudo o que quero ao longo do tempo!

© Todos os direitos reservados à autora do blog. | Se quiser compartilhar este conteúdo, entre em contato pelo e-mail fisicadedentroparafora@gmail.com a fim de solicitar identidade da autora para assinatura, e/ou mencione o link desta postagem como fonte.


Comentários